sábado, 25 de fevereiro de 2012

Apresentada a camisa que será usada no torneio de futebol das Olimpíadas


A camisa azul, com mangas amarelas, e bandeira nacional no lugar do escudo da CBF
Foto: Ivo Gonzalez / O Globo

A Nike que será fornecedora dos uniformes que os atletas do Brasil usará nas Olimpíadas de Londres apresentará nos próximos dias a camisa que a seleção brasileira usará no torneio de futebol dos jogos. A versão azul já está pronta, a versão amarela está em fase final de elaboração e será usada pelas seleções masculina e feminina. Em Pequim 2008 uma guerra entre a Nike e a Olympikus causou problemas para o COB que levou o caso ao COI que exigiu trocar o escudo pela bandeira do Brasil.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

César Castro garante mais uma vaga para o Brasil

César foi o 18º colocado nas eliminatórias do trampolim de 3 m. Foto: AFP

O saltador César Castro deu nesta terça feira mais uma vaga ao Brasil em mais um esporte. No Pré Olímpico de Saltos Ornamentais na prova de trampolim de 3 m ele ficou na 18ª colocação. O evento teste está sendo disputado no parque aquático que sediará as provas dos Jogos Olímpicos de Londres. Agora, cabe à Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos decidir quem será o representante brasileiro nos jogos. Até o momento já são 159 classificados para disputar as Olimpíadas faltando 157 dias para o início do evento.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Tiago Camilo é o primeiro judoca garantido em Londres

Com a derrota, judoca ficará atrás de Tiago Camilo no ranking da FIJ para Londres-2012

O judô brasileiro tem seu primeiro representante confirmado. Tiago Camilo, duas medalhas no currículo garantiu sua classificação na categoria até 90 kg graças a derrota de Hugo Pessanha para o ucraniano Vadyn Synyavcsky durante o Gran Prix que está sendo realizado em Dusseldorf, na Alemanha. Pessanha perdeu a luta por ippon e com isso não pode mais alcançar o compatriota. Desde 2009 o ranking é o critério para definir os atletas. Como pode um representante por país, Tiago Camilo fica com a vaga por estar bem colocado. Em abril será fechado o grupo de atletas que disputarão os Jogos Olímpicos.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

COI anuncia as postulantes a sediar os Jogos de 2020

Presidido por Jacques Rogge, COI tem cinco candidatos para optar pelos Jogos de 2020. Foto: Getty Images

Esta semana o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou as cidades candidatas a ser sede das Olimpíadas de 2020, logo após a realização dos Jogos de 2016 que serão no Rio de Janeiro. As cinco cidades que disputam a preferência do COI são: Madri na Espanha, Istambul na Turquia, Tóquio no Japão, Baku no Azerbaidjão e Doha no Catar. Dessas cinco finalistas, apenas Tóquio já foi sede dos Jogos Olímpicos em 1964. A cidade deveria ser a sede dos Jogos Olímpicos de 1940, mas com a Segunda Guerra Mundial acabou sendo cancelado. Madri, por sua vez tentará ser a segunda cidade espanhola a receber o evento, já que a única cidade que recebeu os Jogos Olímpicos foi Barcelona. Já as outras cidades não tem grande experiência em eventos dessa honraria, mas estão na rota dos eventos internacionais. O processo de escolha terá prosseguimento em maio quando os membros do COI irão avaliar e confirmar as cidades e em 7 de setembro de 2013 em Buenos Aires será anunciada a sede das Olimpíadas de 2020.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Robert Scheidt e Bruno Prada carimbam o passaporte para Londres



A Semana Pré Olímpica de Vela em Búzios definiu a equipe brasileira que irá representar o país nos Jogos Olímpicos de Londres. O velejador Robert Scheidt, quatro medalhas olímpicas no peito havia assegurado a vaga na classe Star ao lado de Bruno Prada no mundial da classe em dezembro do ano passado na Austrália. Com o segundo ponto na seletiva, a dupla carimbou seu passaporte para disputar as Olimpíadas. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, Scheidt e Prada levaram medalha de prata. Será sua quinta participação em Jogos Olímpicos. Em Atlanta e Atenas foi medalha de ouro na classe Laser que dominou por muitos anos além de uma prata polêmica em Sydney. Além de Scheidt e Prada, o Brasil terá representantes nas classes RS:X no masculino com Ricardo Winicki, o Bimba e Patrícia Freitas, na Laser Radial com Adriana Kostiw e na Laser com Bruno Fontes e na Finn com Jorge Zariff.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mayra Aguiar se firma como promessa de medalha no judô

judô Mayra Aguia medalha de ouro (Foto: Mastrangelo Reino / Ag. Estado)

A judoca Mayra Aguiar vai provando que está pronta pra conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Londres. Neste domingo, Mayra conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Paris ao vencer na final a americana Kayla Harrisson na categoria até 78 kg. Ontem o Brasil subiu ao pódio com Sarah Menezes conquistando a prata e hoje também ganhamos prata com Rafael Silva ,superado pela lenda Teddy Riner.

Vamos aturar Nuzman até 2016?

Nuzman completará 21 anos na presidência do Comitê Olímpico Brasileiro

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman foi um dos responsáveis pelo boom do vôlei brasileiro nos anos 80. No poder há 17 anos, ele vai se perpetuando na presidência do COB e nos bastidores vai armando para continuar no poder pelo menos até a Olimpíada de 2016 que será no Brasil. Na sua gestão, ele obteve importantes vitórias como o direito de sediar os Jogos Pan Americanos em 2007 e as Olimpíadas de 2016, ambas no Rio de Janeiro. Aliás, Nuzman também preside o Comitê Organizador Rio 2016. Assim, vamos ter de aturá - lo no comando do COB até 2016.

Flávio Canto anuncia fim de carreira e troca de profissão

O melhor resultado de Flávio Canto foi a medalha de bronze nos Jogos de Atenas em 2004. Foto: Marcio Rodrigues/Fotocom/Divulgação

Neste domingo Flávio Canto anunciou o fim de sua carreira de judoca. Aos 36 anos, ele deixa os tatames para se tornar apresentador de programa esportivo. Iniciou sua carreira muito tarde, aos 14 anos inspirado pela conquista da medalha de ouro do judoca Aurélio Miguel nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988.  Disputou duas olimpíadas: em Atlanta ficou em sétimo e nos Jogos de Atenas em 2004 conquistou a medalha de bronze. Flávio Canto ainda ganhou três medalhas em Jogos Pan Americanos. Desde 2010 ele lutava contra uma série de lesões e hoje no programa Esporte Espetacular decidiu pendurar o quimono para se dedicar ao novo projeto. Ele será o novo apresentador do Corujão do Esporte que vai ao ar nas madrugadas de sexta para sábado. Além disso, ele também dedicará ao Instituto Reação, uma ONG dedicada a promover a inclusão social em crianças e adolescentes de comunidades pobres através do judô.