sábado, 30 de junho de 2012

Seleção feminina de futebol é convocada

AFP PHOTO / JOHANNES EISELE

Nesta sexta o técnico Jorge Barcellos convocou a seleção feminina que disputará os Jogos Olímpicos de Londres. A equipe será uma mescla de idades misturando veteranas como Formiga que vai pra sua quinta Olimpíada com jovens como a atacante Thaís, de apenas 18 anos. A estreia da seleção nos jogos será no dia 25 de julho contra Camarões em Cardiff. Confira a lista:


Goleiras
Andréia Suntaque – Juventus-SP
Bárbara Micheline – Foz Cataratas
Laterais
Maurine Dorneles – Centro Olímpico
Fabiana da Silva - Roosiyanca-RUS
Rosana dos Santos - Lyon
Grazielle Pinheiro – Portuguesa
Zagueiras
Aline Pellegrino – Roosiyanca-RUS
Bruna Beatriz – Foz Cataratas ZAG
Daiane Menezes (Bagé) – São José dos Campos
Erika Cristiano – Centro Olímpico
Meio-campistas
Elaine Estrela – Tyresoff-SUE
Ester Aparecida - Roosiyanca-RUS
Francielle Manoel – São José dos Campos
Renata Aparecida da Costa – Foz Cataratas
Miraildes Maciel (Formiga) – São José dos Campos
Atacantes
Cristiane Roseira - Roosiyanca-RUS
Marta Vieira da Silva – Tyreso-SUE
Thaís Duarte – Vitória

quinta-feira, 28 de junho de 2012

História das Olimpíadas: Los Angeles 1984: A revanche soviética no show americano

A História das Olimpíadas prossegue e hoje vamos relembrar os jogos olímpicos de Los Angeles em 1984.



 

Quatro anos depois do boicote americano aos jogos de Moscou, em 84 foi a vez dos soviéticos boicotarem as Olimpíadas de Los Angeles. Junto com os soviéticos, os países socialistas decidiram não ir aos Estados Unidos. Mas os Jogos de Los Angeles tiveram a presença de 141 nações. A China voltava a disputar as Olimpíadas depois de 32 anos. A olimpíada foi bem organizada e logo na Cerimônia de Abertura um homem voava pelo Coliseu com uma mochila voadora. Sem os rivais, os Estados Unidos dominaram os jogos levando 174 medalhas, sendo 83 de ouro. Pela primeira vez a iniciativa privada financiou o evento.




Página dupla da extinta revista Manchete sobre a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Los Angeles em 1984

Brasil: Um desempenho fantástico em 84. O país conquistava até aquele momento sua maior coleção de medalhas da história. O país mandou 166 atletas e trouxe oito medalhas para casa. Três delas foram no judô com Walter Carmona nos médios e Luis Onmura nos leves (bronze) e Douglas Vieira (meio pesados) que ficou com a medalha de prata. Na natação, Ricardo Prado trouxe a medalha de prata nos 400 metros medley, na vela Torben Grael trouxe medalha de prata na classe Soling.



Formado por jogadores do Internacional, a seleção de futebol trouxe pela primeira vez uma medalha. A equipe dirigida por Jair Picerni foi medalha de prata com um time que tinha entre seus jogadores o capitão do Tetra Dunga, que depois seria o técnico da seleção na Copa do Mundo de 2010.



O vôlei brasileiro chegava ao seu melhor momento com a Geração de Prata. Um time de craques liderados por William, Bernard, Amauri, Montanaro, Xandó, Renan e Bernardinho na reserva trouxe a medalha de prata. O time brasileiro foi superado pelos Estados Unidos que montaram um timaço com Karch Kiraly, Pat Powers e cia..











Nossa única medalha de ouro veio nas passadas firmes de Joaquim Cruz. O atleta que nasceu em Taguatinga conquistou a medalha de ouro nos 800 metros rasos com o tempo de 1min43s00, novo recorde olímpico na ocasião.



Destaques: Carl Lewis (Estados Unidos). O atleta americano repetiu a façanha de Jesse Owens conquistando quatro medalhas de ouro nas mesmas provas disputadas por Owens em Berlim 1936: 100 e 200 metros rasos, revezamento 4 x 100 e salto em distância.



Gabrielle Andersen (Suíça). Ela emocionou o mundo na chegada da primeira maratona feminina da história olímpica ao chegar cambaleando pelo estádio. Seu esforço emocionou quem estava no estádio lotado e quem assistia pela televisão.


CLASSIFICAÇÃO DE 1984
PAÍSOUROPRATABRONZE
ESTADOS UNIDOS836130174
ROMÊNIA20161753
ALEMANHA OCIDENTAL17192359
CHINA158932
ITÁLIA1461232
CANADÁ10181644
JAPÃO1081432
NOVA ZELÂNDIA81211
IUGOSLÁVIA74718
19ºBRASIL1528



A série prossegue na terça com a história dos jogos olímpicos de Seul em 1988.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Anéis olímpicos e centro de imprensa são inaugurados a 30 dias do começo das Olimpíadas



Centro de Imprensa de Londres 2012 olimpíadas (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Há exatos 30 dias do começo dos jogos olímpicos, Londres começa a ficar com a cara de cidade olímpica. Hoje foram inaugurados os anéis olímpicos e o Centro de Imprensa onde ficarão mais de 5 mil e oitocentos jornalistas. A peça dos anéis fica na Tower Bridge, cartão postal da cidade com a presença do presidente do Comitê Organizador Sebastian Coe e do prefeito da cidade Boris Johnson. O Centro de Imprensa inaugura também o Parque Olímpico, localizado na região de Stratford.

Doping tira nadador brasileiro da Olimpíada

Pego no doping pelo uso de testosterona, Gláuber Silva perdeu a vaga olímpica obtida em maio

O nadador Gláuber Silva está fora das Olimpíadas de Londres. A CBDA suspendeu o atleta por 2 anos pelo uso de testosterona, uma substância proibida pelo COI. Gláuber que estava classificado para os 100 metros borboleta foi flagrado no exame antidoping durante a seletiva olímpica realizada mês passado quando obteve o índice para os jogos de Londres. Além de perder a vaga, o nadador perdeu também os benefícios do programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

Jade Barbosa está fora das Olimpíadas

Sem se apresentar à seleção para os treinos desta semana, Jade dificilmente disputará a Olimpíada

Por não entrar em acordo com contratos, a ginasta Jade Barbosa está fora das Olimpíadas de Londres. Jade deveria se apresentar hoje no Rio de Janeiro, mas a ginasta não assinou o termo de compromisso obrigatório e portanto está fora.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Thomaz Bellucci recebe convite e vai para as Olimpíadas

Bellucci fez estreia em Wimbledon contra Nadal - Stefan Wermuth/Reuters

Thomaz Belucci até dois meses atrás estava pré classificado para as Olimpíadas de Londres, mas ele acabou perdendo essa condição e hoje o número 80 do mundo recebeu um dos convites e vai jogar nas Olimpíadas pela segunda vez consecutiva nas chaves de simples e de duplas, pois em Pequim caiu na primeira rodada. Ele não conseguiu a vaga pelo ranking após o torneio de Roland Garros. Além de Bellucci outros tenistas receberam convites pra jogar no torneio masculino de simples como o australiano Lleyton Hewitt, ex número 1 do mundo. Os jogos de tênis irão acontecer no mesmo complexo do tradicional torneio de Wimbledon no All Englands Club entre 28 de julho e 5 de agosto.

História das Olimpíadas: Moscou 1980: Boicote americano estraga grande festa soviética

A história das Olimpíadas prossegue e hoje vamos relembrar as Olimpíadas de 1980 em Moscou.




A capital da antiga União Soviética se preparou para receber os atletas para mostrar ao mundo uma Olimpíada para a glória do regime comunista, só que não contava com um pequeno detalhe. No final de 1979 tropas soviéticas invadiram o Afeganistão, levando ao boicote de 61 países, liderados pelos Estados Unidos. O então presidente Jimmy Carter tomou a decisão e assim a Olimpíada de 80 perderia seu brilho. Ao todo, 81 países participaram dos jogos, o menor índice de participantes desde 1956.




Misha foi sem sombra de dúvida o mascote mais importante e marcante da história. O ursinho emocionou o mundo na cerimônia de encerramento no lotado estádio Lênin ao chorar na despedida.






Brasil: O país mandou à Moscou 109 atletas e obteve o seu melhor desempenho até então. Foram quatro medalhas conquistadas, aproveitando a ausência do bloco capitalista. Dois ouros e dois bronzes deixaram o país em 17º lugar no quadro de medalhas. Depois de 24 anos de espera, o ouro veio em dose dupla na vela.  Duas medalhas de ouro foram conquistadas nas águas de Tallin. Alex Welter e Lars Bjorkstron ganharam na classe Tornado e Marcos Soares e Eduardo Penido levaram ouro na 470 inaugurando a dinastia da vela que prosseguiria com Torben Grael e Robert Scheidt. O país ainda trouxe medalha de bronze na natação no revezamento 4 x 200 e no salto triplo com João do Pulo em sua última apresentação, pois ele teria a perna amputada em dezembro de 1981 e morreria em maio de 1999.




Destaque: Aleksander Dityatin (União Soviética). Ele se tornou o primeiro ginasta perfeito da história ao ganhar a nota 10 no salto sobre o cavalo além de conquistar três medalhas de ouro e oito no geral.


CLASSIFICAÇÃO DE 1980
PAÍSOUROPRATABRONZE
UNIÃO SOVIÉTICA806946195
ALEMANHA ORIENTAL473742126
BULGÁRIA8161741
CUBA87520
ITÁLIA83415
HUNGRIA7101532
ROMÊNIA661325
FRANÇA65314
REINO UNIDO57921
17ºBRASIL2024



A série prossegue nesta quinta com a história das Olimpíadas de Los Angeles em 1984.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

História das Olimpíadas: Montreal 1976: Brilha a estrela de Nádia Comaneci

A história das olimpíadas prossegue e hoje vamos falar sobre os jogos olímpicos de Montreal em 1976.





Quatro anos depois da tragédia de Munique, Montreal abrigou o movimento olímpico e reforçou a segurança com 16 mil homens. Os jogos de 76 ficaram marcados pelo avanço na luta do antidoping. A partir de Montreal os três primeiros começaram a passar pelo exame antidoping. Ao todo, 2000 exames foram feitos e em onze casos deu positivo. No campo político, Montreal viu o boicote de 22 países africanos que decidiram boicotar os jogos em protesto à visita da Nova Zelândia à África do Sul, que na época estava sob o regime do apartheid. Os Estados Unidos ficaram atrás de União Soviética e Alemanha Oriental.



Brasil: O país acabou repetindo o desempenho de Munique e conquistou duas medalhas de bronze. Na vela, Reinaldo Conrad voltou a ganhar bronze, desta vez com Peter Ficker na Flying Dutchmann, pois ele já havia ganho bronze oito anos antes no México. Já João Carlos de Oliveira, o João do Pulo havia chegado ao Canadá como favorito, pois era o detentor do recorde mundial, mas não passou dos 16,90 e ficou com o bronze. Por muito pouco o futebol não conquista outra medalha de bronze, pois ficamos em quarto lugar contando com jogadores que disputariam Copas do Mundo como Edinho e Júnior.



Destaques: Nadia Comaneci (Romênia): Ela revolucionou a ginástica com atuações perfeitas e precisas conquistando três medalhas de ouro e sete notas dez.  Com apenas 14 anos, ela encheu de graça as Olimpíadas.



Alberto Juantorena (Cuba): Conhecido como Cavalo ganhou os 400 e 800 metros com direito a recorde mundial.


CLASSIFICAÇÃO DE 1976
PAÍSOUROPRATABRONZE
UNIÃO SOVIÉTICA494135125
ALEMANHA ORIENTAL40252590
ESTADOS UNIDOS34352594
ALEMANHA OCIDENTAL10121739
JAPÃO961025
POLÔNIA761326
BULGÁRIA69722
CUBA64313
ROMÊNIA491427
36ºBRASIL0022


A série prossegue na terça com a história dos jogos olímpicos de Moscou em 1980.